Perfis
Saiba mais sobre os membros da Haddad Fellowship e ABEI·Haddad Fellowship
*página em construção
Saiba mais sobre os membros da Haddad Fellowship e ABEI·Haddad Fellowship
*página em construção
Comparative Literature
Haddad Fellowship 2024/2025
Adão é graduado em Letras (Português e Inglês) pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Apesar de se dedicar majoritariamente ao trabalho docente no ensino de Línguas, nutre também uma paixão pela Literatura. Dentre suas contribuições literárias publicadas estão o conto adaptado Abayomi: As Cores do Amor, que faz parte do compilado In Litera Inclusiva (2023); além dos poemas presentes nas coletâneas em e-book Entre Paredes e Afetos (2021), e O Florescer dos Sentidos: poesia em tempos áridos (2021). Atualmente cursa o mestrado em Comparative Literature no Trinity College Dublin. Sua dissertação investiga paralelos entre as representações da figura folclórica do Lobisomem no Brasil e na Irlanda, especi-ficamente em textos provenientes do imaginário popular.
Literary Translation
ABEI/Haddad Fellowship 2021/2022
Amábile é bacharela em Letras – Tradução pela UFRGS (2018) e mestre em Tradução Literária pelo Trinity College Dublin. No campo acadêmico, dedica-se a temas não tão convencionais que cruzam cultura pop e tradução. Seu TCC investigou a importância da gameplay experience na localização de jogos, como Grim Fandango e Child of Light, e sua dissertação analisou a recepção da dublagem de uma personagem pirata irlandesa em Assassin’s Creed: Black Flag. Além disso, um trecho da tradução do livro Oona foi publicado na revista Trinity JoLT. Atua profissionalmente com tradução e localização desde 2016, com foco em videogames, dublagem e legendagem. Já trabalhou com tradução para scripts de dublagem, legendou e revisou animações japonesas e traduziu diversos jogos para dispositivos móveis. Atualmente, é Coordenadora de LQA do time de português brasileiro responsável pela localização de um videogame AAA Battle Royale com forte presença cultural e repleto de colaborações no universo do entretenimento. Paralelamente, flerta com a ideia de avançar em seus estudos para investigar, analisar e alertar sobre essa nova onda de automação e inteligência artificial nos jogos digitais. Caso queira bater um papo, você consegue encontrar a Amábile mais facilmente no LinkedIn.
Creative Writing
Haddad Fellowship 2021/2022
Amanda é uma comunicadora brasileira, apaixonada pelo impacto de uma boa história. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza e mestre em Escrita Criativa pelo Trinity College Dublin, tem uma trajetória marcada pelo interesse em narrativas que conectam e transformam. Antes de se mudar para a Irlanda, atuou como jornalista freelancer, com reportagens publicadas em veículos como Noize e Rolling Stone Brasil. Atualmente, trabalha no terceiro setor e integra a equipe de comunicação da Cruz Vermelha Irlandesa, onde utiliza storytelling e marketing digital para contar histórias reais e dar visibilidade a trajetórias de resiliência, contribuindo para amplificar vozes que precisam ser escutadas. Além disso, Amanda se interessa por mídia e narrativas experimentais, gênero, cultura pop, acessibilidade na era digital e o impacto da desinformação prejudicial. Busca sempre explorar formas inovadoras de expressão e engajamento social para promover diálogo e inclusão. Entre em contato com Amanda pelo LinkedIn.
Theatre and Performance
Haddad Fellowship 2024/2025
Carolina é atriz e tradutora, formada em teatro pela Escola Superior de Artes Célia Helena e em tradução pela PUC-SP. Além do trabalho como tradutora freelancer, seus trabalhos no teatro incluem Pique Piquenique (Pequeno Ato); A Bicicleta Mágica (Ciclistas Bonequeiros); Respiro Poético – Mostra Itinerante de Teatro Lambe-Lambe (Ciclistas Bonequeiros). Em 2024 foi voluntária no Dublin Theatre Festival. Desde a faculdade de teatro pesquisa a linguagem do palhaço, tendo cursado com grandes mestres da área, como Bete Dorgam, Cristiane Paoli Quito, Ésio Magalhães e Philippe Gaulier. Atualmente faz estágio com a companhia irlandesa de teatro Outlandish, como parte do seu curso em Theatre and Performance no Trinity College Dublin.
Theatre and Performance
Haddad Fellowship 2025/2026
Cassiano Falce é ator, cantor e beletrista, graduado em Letras Inglês pela Universidade Federal do Paraná e mestrando em Theatre and Performance pelo Trinity College Dublin. No teatro desde criança, Cassiano desenvolve pesquisa principalmente pela Teoria Queer e é entusiasta da dramaturgia em Língua Inglesa. Além disso, trabalhou como tradutor e professor de literatura, inglês e redação.
Stage Design
Haddad Fellowship 2024/2025
Cecilia é arquiteta e cenógrafa, graduada pela Universidade Mackenzie e mestre em Stage Design pela The Lir Academy, do Trinity College Dublin. Transitando entre a arquitetura e a cenografia para teatro e exposições, já trabalhou em projetos como a restauração do Museu do Ipiranga, a Bienal de São Paulo e a peça Gundog, exibida na The Lir, em Dublin. Em seus projetos, enxerga a cenografia como um processo sempre experimental, em constante diálogo com a narrativa teatral e com modos de criação que extrapolam os limites tradicionais do palco e do próprio teatro.
Literary Translation
ABEI/Haddad Fellowship 2017/2018
Eduardo é bacharel em Letras (Inglês e Português) pela Universidade de São Paulo, e mestre em Tradução Literária pelo Trinity College Dublin. Na sua dissertação, tratou de aspectos da tradução de poesia e de caligrafia na obra do inglês J.R.R. Tolkien. Atualmente é tradutor, tendo colaborado com a editora HarperCollins Brasil na tradução de diversas obras de Tolkien como O Livro dos Contos Perdidos, A Batalha de Maldon, A Traição de Isengard entre outras.
Creative Writing
ABEI/Haddad Fellowship 2018/2019
Giulia Paim é carioca, nasceu em 1995 e é escritora de livros Young Adult. É autora da trilogia Boston Boys, do romance Serviço de Atendimento aos Corações Partidos e da antologia de contos Eu Aceito os Termos de Uso. É mestre em Escrita Criativa pelo Trinity College Dublin, onde teve aulas na casa onde Oscar Wilde nasceu. Literalmente. É formada em Marketing e já trabalhou na Disney, nas Olimpíadas e na Copa do Mundo. Atualmente vive em Portugal, onde trabalha em uma editora na área de ebooks e audiolivros. Seu sonho é que um dia o mundo inteiro leia suas histórias. Os livros da autora podem ser adquiridos por este link, e você pode acessar o seu perfil no Instagram por aqui.
Theatre and Performance
Haddad Fellowship 2024/2025
Janaína é uma escritora e performer brasileira. Desde a infância e adolescência, cria, dança e performa, transitando por diferentes gêneros artísticos. Iniciou sua trajetória na performance por meio da dança, com mais de nove anos de estudo em balé clássico e participação em diversos espetáculos amadores. Sua paixão pelas histórias a motivou a cursar Letras – Inglês e Literaturas de Língua Inglesa. Desde então, já publicou poemas e contos em antologias e, em 2024, lançou seu primeiro livro de poesia, A mar in versos. Em 2022, ingressou em um curso de teatro e, desde então, vem se dedicando à arte cênica, participando de peças e escre-vendo seus primeiros roteiros teatrais. Atualmente, cursa o mestrado em Theatre and Performance no Trinity College Dublin. Sua pesquisa envolve tanto prática de performance quanto escrita dramatúrgica.
Stage Design
Haddad Fellowship 2021/2022
Juliana é uma figurinista brasileira, formada em Design de Moda pela Anhembi Morumbi e mestre em Design Cênico pela The Lir Academy, parte do Trinity College Dublin. Desde 2019, atua como figurinista freelancer com projetos no Brasil e na Irlanda, incluindo teatro, dança e curtas-metragens. Seus créditos mais recentes como figurinista incluem Knife, um curta-metragem apresentado no Festival Internacional de Cinema de Dublin em 2025, Suckin Diesel (Dublin Fringe Festival 2024), My Sister in This House (The Lir 2024), Dog Shit (Dublin Fringe Festival 2023), The Big Reel, uma turnê irlandesa apoiada por um prêmio de projeto de dança do Arts Council 2022–2023, e Fusion Murga (Scene+Heard 2023, Smock Alley Theatre).
Theatre and Performance
Haddad Fellowship 2025/2026
Matheus é multiartista e iniciou sua jornada por meio da dança e do teatro amador, tendo dedicado quase uma década à dança folclórica brasileira e ao teatro popular de rua. Obteve sua licenciatura em teatro pela Universidade Estadual de Maringá, onde também atuou nas áreas de pesquisa de gênero, sexualidade e internacio-nalização. Atualmente, é mestrando do curso de Theatre and Performance no Trinity College Dublin.
Theatre and Performance
Haddad Fellowship 2025/2026
Thales é Operário de Teatro, tendo diversas experiências em espetáculos como ator, professor, diretor e produtor cultural. É formado pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna, fez Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialização em Teatro e Educação pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Atualmente, é mestrando do curso de MPhil em Theatre and Performance no Trinity College Dublin. É artista-pesquisador e produtor, tendo fundado, em 2012, o Grupo de Teatro Depois do Ensaio, com o qual acumulou vários prêmios e críticas pelo território brasileiro. Também é bonequeiro, e um dos produtores/idealizadores do Festival de Teatro de Formas Animadas Anima Praça, no Rio de Janeiro, desde 2019. Também foi professor de Artes e Teatro na rede pública dos municípios de Mesquita e Rio de Janeiro, foi Arte-Educador no Centro Psicossocial do SUS, além de lecionar em cursos livres e fazer preparação de atores em espetáculos.
Creative Writing
Haddad Fellowship 2021/2022
Valentina é jornalista e escritora. Apaixonada por histórias, é graduada em jornalismo pela UFRGS e em Escrita Criativa pela PUCRS. Cursou o mestrado em Escrita Criativa no Oscar Wilde Centre do Trinity College Dublin. Tem quatro contos publicados nas antologias Escrita Criativa – Antologia II (Bestiário, 2017); Qualquer Ontem (Bestiário, 2019); Acervo de Ficções (Zouk, 2021) e Subsolo (Zouk, 2022). Além disso, teve um poema publicado na Icarus Magazine. Em 2018, recebeu menção honrosa no Prêmio Nacional Felippe D’Oliveira na categoria crônica. Seu conto “O som da concha” foi finalista do concurso Galley Beggar Press Prize 2024/25. Além de escritora, Valentina também atua como jornalista freelancer, tendo contribuído como repórter para as revistas Fortune·Europe e Fortune·Asia e como repórter correspondente para a Deutsche Welle Brasil. Já ministrou oficinas de escrita na instituição Fighting Words Ireland e também de modo autônomo na Oficina de Escrita Criativa da Valen.
Theatre and Performance
Haddad Fellowship 2022/2023
Viviane Monteiro é atriz e diretora. Trabalhou com Antunes Filho, estreando em sua última produção (2018/19). É bacharel em Comunicação Social, especialista em “Corpo: Dança, Teatro e Performance” pela Escola Célia Helena, e foi a primeira brasileira a receber a bolsa Haddad Fellowship para o MPhil em Teatro e Performance no Trinity College Dublin. Fundadora da Companhia Lâmina de Teatro (2016), produziu e atuou em A Via Crucis do Corpo, adaptação de Clarice Lispector. Roteirizou, produziu e dirigiu o curta Redoma (2021), exibido no Mercado de Cinema Clermont-Ferrand (2021). Em 2023, assinou direção e dramaturgia da performance audiovisual Global Desires, do OutLandish Theatre Dublin. Sua pesquisa explora o conceito de pertencimento, usando o teatro físico para explorar o ser mulher. Colaborou em projetos internacionais como WoW Woman of the World (2020), o filme Âmago Carmin (9º Festival Super OFF) e Women Who Bleed – Powered by Menstruation. Em 2025, integrou a Semana do Cérebro Criativa, em parceria com o Global Brain Health Institute, o Abbey Theatre e o SoloSIRENS. Seu último trabalho, em julho de 2025, foi como atriz no Samuel Beckett Theatre, onde interpretou Doris em Sweeney Agonistes – T.S. Eliot, dirigido por Nicholas Johnson, Charlotte O’Rilley e Mauricio Quevedo.