Perguntas frequentes

Aguarde a atualização do F.A.Q. para o ciclo 2023-2024

O que significa a abreviatura TCD?

"TCD" significa "Trinity College Dublin", que é o único college constituinte da Universidade de Dublin.

Quero concorrer a uma bolsa. Como devo iniciar?

A primeira coisa é informar-se sobre os dois procedimentos envolvidos: a sua application ao curso e a application à bolsa.

Na nossa página de links, você encontra vários redirecionamentos para o site do Trinity College Dublin, com as páginas relevantes para você fazer sua application ao curso.

Depois, você precisa aprontar os documentos que são exigidos pelo TCD. Tais documentos incluem (mas não se restringem a) cartas de referência, histórico escolar etc. Você não precisa completar essa application de uma vez só. Há a opção de salvar e continuar depois.

Uma vez que você conclui sua application ao curso, você recebe um número. Esse número precisa constar no seu formulário de inscrição à bolsa. Em outras palavras: para enviar a sua documentação da bolsa, é necessário pelo menos ter iniciado sua application ao curso justamente porque precisamos desse número.

A application à bolsa é o segundo procedimento, e para ele você precisa ler as informações e reunir a documentação exigida nos editais e enviar para nosso e-mail. Quando você enviar sua documentação, aguarde nossa confirmação de recebimento.

O que é o "número TCD" exigido no formulário de inscrição à bolsa?

O número TCD é o número que você recebe ao fazer sua application ao curso pelo portal do TCD. Ele começa com os dígitos do ano em que você faz a application (por exemplo, se você fizer sua application em 2022, ele começará com 22). Veja as perguntas abaixo e acima para mais informações.

Quais são as diferenças entre uma application ao curso e uma application à bolsa?

São dois processos seletivos distintos, que correm mais ou menos em paralelo.

Quando um candidato quer pleitear uma vaga no Trinity College Dublin, deve fazer sua application ao curso. Ela é feita pelo próprio portal do Trinity College Dublin e a Haddad Fellowship não interfere nesse processo. Cabe somente às Schools do Trinity College Dublin decidir quais candidatos eles aceitam como seus estudantes.

Quando o candidato brasileiro quer pleitear uma bolsa da Haddad Fellowship, além da application ao curso, deve fazer também a application à bolsa, conforme previsto nos nosso editais. Aí sim é a Haddad Fellowship quem decide quais candidatos receberão à bolsa.

Mas é de extrema importância entender que só é possível outorgar uma bolsa de estudos para os candidatos que forem bem-sucedidos na sua application ao curso, ou seja, aqueles a quem o Trinity College Dublin oferecer uma vaga na universidade. Sem uma vaga na universidade, é impossível outorgar uma bolsa.

Ao fazer a application para o Trinity College Dublin, estou automa­tica­mente concorrendo à bolsa?

Não. Tanto para a bolsa ABEI/Haddad quanto para as bolsas HADDAD Fellowship é necessário apresentar documentos adicionais. A sua application para o Trinity College Dublin é um processo diferente. Lembre-se: você pode se candidatar a qualquer uma das modalidades de bolsa mesmo sem ter recebido do Trinity College uma offer of admission. Contudo, somente os candidatos que de fato forem aceitos pelo Trinity College poderão ganhar a bolsa.

As bolsas ABEI/Haddad e HADDAD Fellowship são iguais?

Não. Ambas são outorgadas pela Fundação Haddad, mas cada uma contempla cursos diferentes e o processo de seleção é distinto, com prazos e documentação também distintos.

Preciso ser formado em alguma universidade brasileira específica para pleitear a bolsa?

Não. Alunos brasileiros de quaisquer universidades podem concorrer às bolsas, mas devem sempre se atentar às obrigações previstas no edital da modalidade de bolsa escolhida. É crucial levar isto em conta ao se candidatar: ser brasileiro é um pré-requisito, mas não é o bastante. Espera-se que o candidato tenha o Brasil, diretamente ou não, como seu principal ponto de atuação, já que o objetivo maior é contribuir para o desenvol­vimento intelectual, cultural e social do nosso país.

Tenho dupla cidadania europeia. Posso me candidatar às bolsas?

Não. A partir de 2022, não serão mais aceitas candidaturas de pessoas com dupla cidadania.

Sou brasileiro, mas moro no exterior. Posso me candidatar às bolsas?

Não. A partir de 2022, só serão aceitas candidaturas de brasileiros residentes no Brasil.

Quantas bolsas serão concedidas?

Para o ciclo de 2022–2023, serão concedidas uma bolsa ABEI/Haddad Fellowship e até quatro bolsas HADDAD Fellowship.

O prazo para eu me candidatar ao curso acaba depois do prazo para eu me candidatar à bolsa. Posso me candidatar à bolsa depois?

Não.

Quando a Haddad Fellowship vai checar o status de admissão dos candidatos?

No dia 15 de junho, consultaremos o Trinity College Dublin para verificar se os escolhidos para ambas as bolsas receberam uma offer of admission no curso. Se nessa data os candidatos não tiverem uma offer, a candidatura deles à bolsa será desconsiderada e passaremos a reavaliar candidatos em lista de espera.

O tempo para que o Trinity College Dublin tome uma decisão varia de acordo com as schools e, em alguns casos, isso é feito por ordem de chegada: conforme as applications chegam, eles avaliam e já ofertam as vagas; em outras palavras, o comitê de admissão não espera para avaliar todas as applications após o prazo final. Nesses casos, portanto, quanto mais tarde você fizer sua application ao curso, menores são suas chances de conseguir uma vaga na universidade até o dia 15 de junho, já que pode levar meses até o departamento em questão decidir. Isso é particularmente verdade para o curso de Escrita Criativa. Sem uma vaga no curso, é impossível outorgar a bolsa, mesmo que a sua candidatura seja excelente. A seleção da bolsa, contudo, não é feita por ordem de chegada. Nós só começamos a avaliar as candidaturas após finalizado o prazo de entrega da documentação.

Eu recebi uma conditional offer of admission. O que significa isso?

Significa que você só receberá uma vaga na universidade caso apresente os documentos faltantes indicados por eles, tais como o certificado de inglês, a comprovação de que você obteve uma determinada nota no seu bacharelado etc. Se você não apresentar os documentos dentro do prazo estipulado por eles, sua offer of admission será retirada.

O que é minha overall grade?

O Trinity College aceita apenas alunos que obtiveram no mínimo Upper Second-Class Honours no bacharelado. Isso equivale a cerca de 7,1 no sistema brasileiro de notas. Para Trinity, você precisa enviar original e tradução juramentada do documento que comprova essa nota (chamada variadamente de “média ponderada geral”, “média harmônica”, coeficiente de rendimento acadêmico etc.), e ela pode estar ou no seu próprio histórico escolar (em que constam disciplinas cursadas e notas) ou em um documento separado. Para a sua candidatura à bolsa, você precisa enviar apenas o documento original escaneado.

Eu recebi uma offer of admission e agora preciso pagar um depósito para assegurar minha vaga. Contudo, eu dependo do resultado da bolsa para saber se vou poder ingressar no Trinity College Dublin ou não. Como devo proceder?

O primeiro passo é contatar o departamento ou pessoa relevante do seu curso (geralmente o e-mail está indicado na página do curso), pedindo para que o prazo de pagamento seja estendido até depois do anúncio das bolsas. Se — e apenas se — você não conseguir ajuda do TCD, escreva para haddadfellowship@gmail.com explicando o seu problema.

Como funciona o envio das cartas de referência?

As cartas de referência são exigidas apenas para os candidatos à bolsa ABEI/Haddad. São os referees e não os candidatos que devem enviar as cartas diretamente para o nosso e-mail.

O curso de minha preferência oferece duas modalidades: dois anos estudando meio-período e um ano em período integral. Qual delas devo escolher?

Caso você queira concorrer a qualquer uma das bolsas oferecidas pela Fundação Haddad, você deve escolher a modalidade de um ano em período integral, uma vez que, conforme o edital, a bolsa tem duração de um ano.

Ganhei a bolsa. E agora?

Uma vez que as bolsas são remetidas para o Trinity College Dublin, é o Global Relations Office que cuida do pagamento. Conforme o edital, a bolsa é paga mensalmente, a partir de outubro (provavelmente 20 de outubro). Isso porque o aluno precisa entregar formulários preenchidos ao Global Relations Office e, para que esses formulários estejam completos, é necessário (1) obter um número de PPS e (2) abrir conta corrente em banco. Nenhuma dessas coisas, a princípio, pode ser feita do Brasil: é necessário que o aluno esteja na Irlanda, e elas podem levar algum tempo. Portanto, é importante que o ganhador ou ganhadora leve em conta o tempo decorrido entre chegar na Irlanda e de fato começar a receber a bolsa.

Eu preciso de um visto para estudar na Irlanda?

(Informação checada em 21/03/2022)

Você não precisará de um visto para ingressar na Irlanda, mas dentro de 90 dias após chegar na Irlanda, precisará se registrar junto à autoridade de imigração para obter o seu IRP card (Irish Residence Permit).

Segundo a lista do Departamento de Imigração, os brasileiros figuram como "Non-Visa Required Nationalities", ou seja, enquanto está no Brasil, você não precisa entrar com um pedido de visto para ingressar por via aérea na Irlanda.

Quando os cidadãos brasileiros chegam na Irlanda por avião, necessariamente passam pelo controle de imigração no aeroporto. É nesse momento que você apresenta as cartas que comprovam que você está matriculado em um curso superior e (se for o caso) que recebeu uma bolsa de estudos. É também nesse momento que o Immigration Officer decide se você poderá ou não entrar no país.

Assim que o Immigration Officer lhe dá permissão de entrar no país, o seu passaporte é carimbado, e a partir de então você tem 90 dias para se registrar junto à autoridade de imigração para obter seu IRP.

Os brasileiros que queiram fazer uma application ao curso e/ou às bolsas de estudo outorgadas pela Fundação Haddad, portanto, não precisam de visto para entrar no país, então não precisam se preocupar com isso durante o processo de application ao curso ou à bolsa.

Somente após chegar na Irlanda você poderá obter o seu "visto de residência".

É possível obter mais informações neste "pathway" fornecido pelo Departamento de Justiça da Irlanda, e o site do Serviço de Imigração de maneira geral contém muitas informações.